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Como se tornar um Piloto de Avião

Por: Debora Holz

COMO SE TORNAR UM PILOTO DE AVIÃO

Por: Debora Holz

 

 

  • 01 - Primeiro passo: Curso de Piloto Privado de Avião.

- Requisitos iniciais: possuir 18 anos de idade e 2º grau completo.

  • 02 - CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe.

- Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe (tipo de exame necessário para Piloto Privado), também chamado de CMA - Certificado Médico Aeronáutico.

  • 03 - Aonde realizar os exames para conseguir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe?

- O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem credenciadas pela ANAC para realização dos exames. Solicitar endereços dos hospitais e clínicas pelo www.anac.gov.br

  • 04 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe?

- A validade do CMA de segunda classe é de 5 anos.

  • 05 - Com o CMA em mãos, já posso iniciar minhas aulas de voos?

- Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso de Piloto Privado de Avião teórico, e até mesmo dar início aos voos, com a restrição que só poderá pilotar aviões acompanhado de instrutores.

  • 06 - Qual o tempo de duração do curso teórico de piloto privado de avião?

- A carga horária do curso para piloto privado Teórico é de no mínimo 270 horas/aula.

  • 07 - Qual a frequência e matérias ministradas no curso de piloto privado de avião?

- O curso para piloto teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de frequência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
- A Aviação Civil;
- Combate ao fogo em aeronave;
- Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
- Medicina de Aviação;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Palestra "O piloto privado - avião";
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Segurança de voo;
- Teoria de voo.

 

  • 08 - Após a conclusão do curso de Piloto Privado Teórico, qual o próximo passo?

- É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00.

 

  • 09 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

No Site da ANAC você encontra um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU, foto ¾ e documento de RG e CPF e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;
Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;
Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;
Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;
Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;
Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;
Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;
Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;
Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;
Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;
Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;
Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;
São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

 

  • 10 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Privado?

- O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Conhecimentos técnicos da aeronave;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Regulamentos de tráfego aéreo;
    - Teoria de voo.

 

  • 11 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

- O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
- Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

 

  • 12 - Treinamento Prático do Piloto Privado.

- Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.
- O Treinamento Prático é composto de 40 horas de voo.

 

  • 13 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PP?

- Cessna-152 (triciclo e/ou convencional) , Aerobuero, Cessna-150 dentre outras. 

 

  • 14 - Voo de avaliação para obtenção da licença PPA.

- Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).

 

  • 15 - O que me permite a Licença de Piloto Privado?

- Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões Monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.
- Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

 

  • 16 - Curso de Piloto Comercial

- Requisitos iniciais: possuir a licença de Piloto Privado de Avião e 2º grau completo;

 

  • 17 - Certificado Médico Aeronáutico de Primeira Classe.

- Solicitar a uma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial), também chamado de CMA - Certificado Médico Aeronáutico.

 

  • 18 - Onde realizo os exames para conseguir o CMA de primeira classe?

 - O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo:
HABE - Hospital de Aeronáutica de Belém - (91) 3215-6500;
HACO - Hospital de Aeronáutica de Canoas - (51) 3472-1621;
HARF - Hospital de Aeronáutica de Recife - (81) 3461-7800;
BANT - Base Aérea de Natal - (84) 4008-7100;
BAFZ - Base Aérea de Fortaleza - (85) 3216-3043;
BASV - Base Aérea de Salvador - (71) 3377-8330;
CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial - (21) 2101-7148;
EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar - (32) 3339-4102;
PAMA LAGOA SANTA - Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - (31) 3689-3385;
AFA - Academia da Força Aérea - (19) 3565-7151;
HASP - Hospital de Aeronáutica de São Paulo - (11) 2224-7100;
EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica - (12) 3123-1271;
BACG - Base Aérea de Campo Grande - (67) 3368-3270;
CINDACTA II - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - (41) 3251-5295;
HFAB - Hospital Força Aérea de Brasília - (61) 3365-2000;
BAPV - Base Aérea de Porto Velho - (69) 3225-2255;
HAMN - Hospital de Aeronáutica de Manaus - (92) 3623-4214.

- Alguns médicos credenciados estão emitindo o CMA de 1º Classe, para isso deverá consultar o médico de sua preferência.

 

  • 19 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de primeira classe?

- A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

 

  • 20 - Qual a frequência e matérias ministradas no Curso de Piloto Comercial Teórico?

- O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de frequência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
- Aerodinâmica e Teoria de Voo;
- A Aviação Civil;
- Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
- Instrução Aeromédica;
- Matemática;
- Meteorologia;
- Navegação Aérea (IFR);
- O Piloto Comercial de Avião;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
- Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
- Segurança de Voo; e
- Teoria de Voo.

 

  • 21 - Qual o tempo de duração do curso de piloto comercial teórico?

- A carga horária do curso Teórico é de no mínimo 320 horas/aula.

  • 22 - Após a conclusão do Curso de Piloto Comercial Teórico, qual o próximo passo?

- É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00 aproximadamente.

 

  • 23 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

No Site da ANAC existe um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;
Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;
Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;
Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;
Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;
Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;
Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;
Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;
Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;
Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;
Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;
Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;
São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

  • 24 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Comercial?

O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
- Conhecimentos técnicos da aeronave;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Teoria de Voo.

 

  • 25 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

- O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
- Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

 

  • 26 - Treinamento Prático de Piloto Comercial.

- Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

  • 27 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PCA?

-  Cessna-152; Cessna-172 ; Simulador IFR AATD;  Sêneca (caso opte por treinamento em aeronaves multimotores), dentre outros.

  • 28 - Habilitação para voo por instrumento.

- O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
- Durante esta etapa o aluno também realizará o treinamento em simuladores de voo.

 

  • 29 - Treinamento em aeronaves multimotores.

- O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea.

 

  • 30 - Voo de avaliação para obtenção da licença PCA.

 - Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).

  • 31 - O que me permite a Licença de Piloto Comercial?

 - Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores e dependendo das licenças obtidas durante o curso poderá voar em condições meteorológica adversas e ainda em aeronaves multimotores.
- Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.
- Caso o aluno não tenha acesso ao mercado de trabalho poderá realizar o curso de INVA (Instrutor de voo) .

 

  • 32 - (opcional): Curso de Instrutor de Voo.

- O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

 

  • 33 - Qual a frequência e matérias ministrada no Curso de Instrutor de Voo Teórico?

 - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de frequência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
    - Relações Interpessoais;
    - O Instrutor e a Comunicação;
    - Processo Ensino - Aprendizagem;
    - A Avaliação e a Crítica;
    - Recursos Audiovisuais;
    - Teoria de Voo;
    - Instrução Aeromédica;
    - Noções de Direito Aeronáutico;
    - Segurança de Voo;
    - A Aviação Civil.

  • 34 - Qual o tempo de duração do curso de instrutor de voo teórico?

 - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 80 horas/aula.

 

  • 35 - Após a conclusão do Curso de Instrutor de Voo Teórico, qual o próximo passo?

 - É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 50,00 aproximadamente.

 

  • 36 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?

No site da ANAC existe um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;
Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;
Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;
Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;
Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;
Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;
Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;
Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;
Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;
Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;
Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;
Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;
São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

 

  • 37 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Instrutor de Voo?

O exame da ANAC possui 20 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Relações Interpessoais;
    - O Instrutor e a Comunicação;
    - Processo Ensino - Aprendizagem;
    - A Avaliação e a Crítica;
    - Recursos Audiovisuais;
    - Teoria de Voo;
    - Instrução Aeromédica;
    - Noções de Direito Aeronáutico;
    - Segurança de Voo;
    - A Aviação Civil.

 

  • 38 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

 - O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos.

 

 

  • 39 - Treinamento Prático de Instrutor de Voo.

 - Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

 

  • 40 - Em qual aeronave posso realizar meu treinamento prático de INVA?

 - Cessna-152 (triciclo e/ou convencional), Aerobuero, Cessna 150, dentre outros.

 

  • 41 - Voo de avaliação para obtenção da licença INVA.

- Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Instrutor de voo (INVA).

 

  • 42 - O que me permite a Licença de Instrutor de Voo?

 - Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.

 

Debora Holz